Convidámos a Presidente da Câmara Económica de Comércio e Industria da União Europeia no Brasil, Dra. Talita Brito, para partilhar a sua visão, de uma industria que gera bilhões, para lá do Atlântico.
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Por Talita Brito
Empresária, especialista em Comunicação e Marketing Pessoal.
Idealizadora de Negócios e Eventos de Impacto.
Nos dias de hoje, organizar o casamento pode ser quase tão complicado quanto encontrar a pessoa ideal. De acordo com a Abrafesta, Associação Brasileira de Fornecedores para Eventos, 85% dos noivos acham muito complicado organizar a cerimônia e a comemoração. Acima de tudo, é difícil ter tempo para cuidar de tantos detalhes, e escolher entre tantas opções que atualmente estão disponíveis no mercado.
Só no Brasil acontece mais de 1 milhão de casamentos por ano! E com esse explosivo crescimento cresce junto o mercado de serviços para cerimônias que movimentou em 2019 mais de 15 bilhões de euros – o dobro de dez anos atrás, e há motivos para acreditar que a moda do casamento não tem dia pra acabar…
- De acordo com o IBGE, há 34 milhões de solteiros no Brasil entre 20 e 40 anos. Eles nasceram nas décadas de 70 e 80 e formam a maior geração de todos os tempos. Cerca de 40% deles – 14 milhões de pessoas – querem casar nos próximos dois anos. Se apenas a metade concretizar o desejo, o resultado será algo em torno de 25 milhões de euros movimentados, em média, por dia.
- Crédito mais fácil facilita a compra do primeiro imóvel.
- Segundo a Anbima, associação que representa bancos e corretoras que atuam no mercado de capitais, a cada dia, oito novas pessoas se juntam ao grupo de brasileiros com mais de 1 milhão de reais em aplicações, “Eles querem comodidade”, diz Débora Gambaroni, da consultoria MCF, especializada no mercado de luxo.
Segundo a Abrafesta, só na Expo Noivas & Festas foram fechados no último ano 150 milhões de euros em negócios, e essa é apenas uma das centenas de feiras de casamentos que acontecem no Brasil anualmente, lançando a cada ano novas tendências, produtos e serviços para movimentar ainda mais esse mercado que, no Brasil, definitivamente é um dos mais luxuosos do mundo.
30.000 EUROS POR SUA COMODIDADE
As sócias Edda Bauder, Elisa Bueno e Gizella Luglio, donas da Boutique de Três, de São Paulo, têm um dever incomum – assessorar noivos a gastar mais de 300.000 euros numa festa de casamento. Elas assumem o trabalho de procurar e escolher empresas de bufê, flores, filmagem e outros fornecedores e acompanhar a execução dos serviços contratados. Para o casamento da filha de um usineiro paulista, em Trancoso, na Bahia, por exemplo, as sócias de, contrataram 33 empresas, todas de São Paulo. “Levamos até as faxineiras dos banheiros”, disse. Pela assessoria e comodidade, os noivos desembolsam a partir de 30.000 euros, além de todas as despesas e custos da cerimonia. É o preço da comodidade.
O objetivo de um casamento ao jeito brasileiro é criar momentos únicos e experiências inesquecíveis de modo que o evento se torne um marco na vida de noivos, convidados e familiares. “É um ritual de passagem para a vida que se quer viver dali em diante”.
MAS O QUE É LUXO?
Essa é uma definição totalmente atrelada ao bom gosto e a capacidade de criar composições harmônicas entre detalhes, objetos e ambientes. O casamento deve possuir cenários compostos por peças chave que conversem entre si, utilizando detalhes que finalizem a decoração de maneira muito sofisticada. Mas, simplesmente possuir condições financeiras para arcar com um casamento caro, muitas vezes não é garantia que será luxuoso! Daí a importância da figura de uma empresa de Design de Casamentos, que vai organizar idealizar e dar vida ao evento unindo o requinte e o bom gosto com todo o cuidado para não se tornar over e quando se fala em evento de LUXO associado a inovação no Brasil o primeiro nome que vem a mente dos casais brasileiros é o da empresa Showtime Produções, que transforma em realidade o que há de mais inovador, luxuoso e conceitual em eventos de casamentos, com um dos espaços mais requintados de São Paulo é a empresa dos sonhos para o casamento dos sonhos.
Decoração
Em um casamento brasileiro, existem determinadas peças e objetos considerados eternos, atemporais e obrigatórios, que possuem a capacidade de transformar os ambientes, refletindo o mais puro requinte e sofisticação.
A peça número 1 que reflete o espirito do luxo e glamour de um casamento brasileiro é definitivamente os LUSTRES¹. Muitos! De Cristal e Enormes. Espalhados por todo ambiente. Os objetos que seguem pela preferencia dos brasileiros quando se trata de casamentos de luxo são os enormes arranjos florais aéreos que pendem sobre os convidados criando uma atmosfera única e refletidos pelas enormes mesas de doces espelhadas repletas de castiçais de cristal e prataria de alto relevo, taças de cristal com frisos em ouro e para fechar o cenário do puro luxo, flores brancas frescas.
1 Pendente de cristal, luminárias de teto, candeeiros de teto
Outros detalhes que não podem faltar num casamento de luxo brasileiro são toalhas e guardanapos de linho, com monograma dos noivos bordado com fios de ouro, muito bem engomados. Alias a personalização de praticamente tudo é uma dos principais características de casamento brasileiro.
Lounges dispostos confortavelmente pelo espaço social do evento, com sofás e poltronas de design, espelhos venezianos, pratarias e tapete francês Aubusson fecham o cenário da área de descanso perfeita para um casamento de luxo a brasileira.
A projeção mapeada da festa em 3D, que constrói os espaços no evento é ainda um investimento que os noivos não abrem mão para conseguir a festa perfeita.
Música
A música é um item importantíssimo neste estilo de casamento, que pistas lotadas e animadíssimas, criam momentos inesquecíveis, experiências memoráveis e são prioridade para o sucesso da festa e por isso é de extrema importância em um casamento luxuoso brasileiro, ter uma banda completa para animar a festa, além de DJ que interaja com os noivos e convidados, e ainda um quarteto para o coquetel que aguarda o inicio da grande festa.
No Brasil a tradição dos casamentos é ocorrer cerimônia seguida de uma grande festa, a noite com um jantar de gala muita musica e bebida e que termina na manhã seguinte com um enorme e luxuoso buffet de pequeno almoço.
Ultimamente tem se tornado uma tendência a festa ocorrer por 3 ou mais dias. Uma primeira data onde ocorre uma cerimônia religiosa normalmente de manha e seguida de um almoço e festa que se prolonga até a noite. Uma segunda data onde ocorre o casamento civil em que os noivos assinam seu compromisso e normalmente é seguido de um coquetel com bebidas de altíssima qualidade e “finger foods” de alta gastronomia. E uma terceira data quando acontece o grande evento com jantar de gala gourmet e assinatura de chef, como o chef de cozinha Marcelo Ferreira, que é um dos mais procurados entre as brasileiras para criar menus personalizados para os casamentos mais luxuosos de São Paulo.
Até os drinks e bebidas que serão servidos, devem refletir o conceito do casamento, oferecendo rótulos de primeiríssima qualidade. As escolhas devem harmonizar com o menu selecionado, priorizando não apenas o paladar dos noivos, mas também dos convidados, levando em consideração sua faixa etária.
“Não pode faltar a champanhe, vinho, bar de caipirinhas e, atualmente, as cervejas artesanais também são muito servidas em casamentos de luxo.”
Em média, noivos desembolsam cerca de 600.000 euros para um casamento de luxo no Brasil e há vários casamentos famosos em que o investimento passou a marca dos 3 milhões de euros.
O impacto do coronavírus no mercado dos casamentos
O impacto é diferente para cada tipo de serviço: enquanto cerimonialistas e fotógrafos trabalham mediante pagamento prévio, floristas estão entre os que têm mais a perder com os adiamentos. Cerca de 90% das safras colhidas no início do ano foram completamente descartadas. Como não se sabe quanto tempo a pandemia vai durar, fica impossível preparar para os eventos do segundo semestre.
Para as primeiras festas pós-quarentena, a alternativa será trabalhar com cartelas de cores ao invés de espécies, dado que nem todas estarão disponíveis para colheita imediata quando tudo voltar ao normal.
O momento romântico dos recém-casados movimenta ainda meios de hospedagem, restaurantes, locadoras de automóveis e outros serviços ligados ao setor turístico. O crescimento da demanda impulsiona agências de viagens especializadas no tema.
O IIBGE aponta que não só o número de casamentos cresce, mas também o de recasamentos – em que pelo menos um dos cônjuges era divorciado ou viúvo. Hoje os noivos estão se casando com idade mais avançada e dispõem de poder aquisitivo maior. 60% dos casamentos convidam entre em média 300 convidados.
Por outro lado, o mercado de celebrações e festas de casamentos movimenta um outro – o de ‘lua de mel’. Hoje, verifica-se que o conceito de lua de mel foi ampliado. Cresce o número de casais que decide replicar o clima da noite núpcias ao longo da vida a dois. A lua de mel, nesses casos, pode vir a pretexto de alguma comemoração importante do casal – entre elas uma conquista profissional relevante, a superação de crises pessoais, reconciliação ou aniversário de casamento.
TENDÊNCIAS
O movimento do mercado de viagens provocado pelo mercado milionário dos casamentos tem levado casais brasileiros a uma corrida a tendência dos Mini Wedding durante a Lua de mel, normalmente a países europeus, ilhas asiáticas e até mesmo safaris africanos. No Brasil, a empresa portuguesa “Prometo Amar-te” é a mais conhecida e queridinha dos brasileiros que procuram por Mini Weddings. A empresa realiza diversas cerimonias anualmente para casais brasileiros apaixonados que buscam por uma experiência inesquecível para celebrar o amor.
Quando a tendência é a moda, o estilo anos 70 está em alta entre as noivas brasileiras, assim como as cores variadas nos vestidos para aquelas mais ousadas. Um costume europeu que as noivas brasileiras pegaram emprestado foi o uso de uma peça usada, uma peça azul, uma peça nova e uma peça ganhada. As noivas brasileiras adora juntar tradições de várias partes do mundo e valer-se delas no seu momento especial.
Mas uma coisa as noivas brasileiras não abrem mão. Entra ano e sai ano, mudam as tendências, mas aquela que nunca muda quando se fala em moda e estilo, é a força do luxo e sofisticação e uma maquiagem profissional muito marcante, afinal uma noiva brasileira, numa festa de luxo, não pode parecer nada menos do que altamente luxuosa.