A forma mais comum de dispor os convidados na igreja é a seguinte: voltados para o altar, os convidados da noiva ficam do lado esquerdo e os do noivo do lado direito.
Estes são, respetivamente, os lugares que os noivos vão assumir no altar durante a cerimónia. Consoante a dimensão da família, os três primeiros bancos ou filas de cadeiras costumam estar reservados à família e aos familiares mais próximos.
É aconselhável considerar que as pessoas que vão ter um papel durante a cerimónia, tal como ler uma leitura ou entoar um cântico, devem sentar-se próximo do altar para não terem de fazer uma grande caminhada durante a celebração.
A entrada propriamente dita realiza-se do seguinte modo:
Em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde (manda a etiqueta que os convidados cheguem 20/30 minutos antes da hora marcada e se chegarem atrasados devem sentar-se, de forma discreta, ao fundo da sala, para não perturbar a cerimónia).
De seguida, entra o noivo com a sua mãe e fica no altar de pé à espera da noiva. Depois, entram as damas de honor, as madrinhas e os padrinhos. Se houver alguma nomeada para verificar que o vestido de noiva está sempre impecável, deverá posicionar-se mais perto do sítio onde ficará a noiva.
Entram as crianças que preparam o caminho da noiva com pétalas e as que levam as alianças de casamento e, por fim, entra a tão esperada noiva pelo braço do seu pai (ou de quem tenha escolhido para a levar ao altar). A noiva vai do lado direito e o pai do lado esquerdo, sendo que segura o ramo com a mão direita.
Deste modo, ao chegar ao altar, a noiva ficará naturalmente do lado esquerdo do noivo, que será a sua posição durante a cerimónia.
Também há outra forma de entrada correcta:
Os padrinhos esperam no altar, enquanto entram sucessivamente a mãe da noiva de braço dado com o pai do noivo, seguidos do noivo com a sua mãe pela esquerda, as damas de honor, as crianças e, finalmente, a noiva com o seu pai.
Embora a tradição mande que seja o pai a entregar a filha, esta pode entrar sozinha ou
com um acompanhante escolhido por ela.
Protocolo de saída
Para a saída, a ordem é a mesma: no final de contas todos têm de esperar fora da igreja pelos noivos, para os cumprimentar e atirar arroz. Assim sairão primeiro os convidados, seguidos dos pais dos noivos e dos padrinhos, as damas de honor e as crianças e, por fim, os recém-casados.
E lembrem-se, nunca se esqueçam do arroz!
Daniel Casteleira